Contra-baixo
Ao longo de mais de 30 capítulos, Sizão Machado, grande referência do contrabaixo, compartilha suas experiências e filosofia trabalhando ao lado de grandes músicos, e passa vários grooves e levadas.
1.
Sandro Haick apresenta Sizão Machado, e Sizão conta como ele descobriu a música, da influência do seu avô, e como a música passou a ser quase uma necessidade fisiológica.
2.
Sizão fala das relações entre o baixo acústico e o baixo elétrico, e de como ele começou a estudar com Gerson Frutuoso que o convidou para ter aulas de graça.
3.
Sizão conta como ele descobriu o trabalho de Moacir Santos, e como essa descoberta abriu vários novos caminhos para o seu entendimento e crescimento musical.
4.
Sizão fala da influência de Luisão Maia no seu desenvolvimento como baixista, e de como foi tocar com Elis Regina.
5.
Sizão fala do aparecimento de Jaco Pastorius no mundo do baixo, e como sua influência foi revolucionária, e como ele passou 10 anos tocando com o Djavan e trabalhando muito no Rio de Janeiro.
6.
Sizão fala da influência do baixista James Jamerson na música popular americana, e como ele ainda toca muito junto com suas linhas de baixo. Sizão fala da importância de ser eclético e buscar as músicas do mundo, e como descobriu o som de Salif Keita.
7.
Sizão fala do desenvolvimento da personalidade musical e de como cada um tem sua própria voz, contando suas experiências com Moacir Santos nos Estados Unidos.
8.
Sizão fala da importância da experiência musical, do senso crítico e da reflexão que visa a melhoria da performance e sua maior adequação às qualidades de cada som.
9.
Sizão mostra vários recursos sonoros do baixo elétrico e como a pegada faz uma grande diferença no resultado do som. Sizão explica como é importante manter a mente aberta para as músicas do mundo.
10.
Sizão conta como conheceu Jaco Pastorius, Toni Levin e Marcus Miller em Nova Iorque na época que estava tocando com o grupo do Djavan.
11.
Sizão toca no fretless junto com a gravação de Dreamland com Jaco Pastorius, para ilustrar como Jaco fazia para expor a melodia de uma balada.
12.
Sizão acompanha essa gravação clássica de Stevie Wonder no baixo, para ilustrar o estilo Motown de James Jamerson que influenciou a história do contrabaixo.
13.
Sizão toca mais uma linha de baixo clássica de James Jamerson para demonstrar seu groove contagiante.
14.
Sizão fala da importância do estilo e som de James Jamerson no baixo, e conta um pouco da história da Motown e do encontro entre Marvin Gaye e James Jamerson.
15.
Sizão demonstra mais uma linha de James Jamerson, nesta gravação clássica de Stevie Wonder, ilustrando como o baixo segue uma linha melódica tão bem feita que ela carrega a música inteira quase sozinha.
16.
Sizão toca junto com a gravação de James Brown, demonstrando a calma que está por trás de mais uma linha contagiante que acompanha esse revolucionário da música.
17.
Sizão fala do influência de Paul Jackson na sua trajetória musical, e toca junto com Palm Grease de Herbie Hancock com a linha de Paul Jackson.
18.
Sizão toca a linha de Wamba de Salif Keita, para demonstrar mais uma de suas influências, que acabou influenciando seu próprio trabalho.
19.
Sizão continua demonstrando como o som de Salif Keitá o inspirou, tocando a linha de Soro (Salif Keita) e depois o tema Anu Preto (Sizão Machado) de seu álbum Quinto Elemento, que é inspirado pelas linhas que descobriu no som de Salif Keita; e depois toca Stanats (Moacir Santos) do mesmo álbum.
20.
Sandro Haick explica o conceito por trás do DVD KAKO que conta com a participação de Sizão no baixo, e Sizão fala sobre sua participação, e mostra a linha na faixa Baião dos 40.
21.
Sizão compartilha sua filosofia musical, que encara a música como um caminho que deve ser trilhado em paz e com profundo respeito.
22.
Acompanhado de Sandro Haick na guitarra, Sizão puxa o tema Nanã de Moacir Santos, uma grande influência em sua vida musical.
23.
Sizão puxa o tema de Rapaz de Bem de Johnny Alf, acompanhado por Sandro Haick na guitarra.
24.
Sizão toca um improviso de grooves de funk com Sandro Haick na bateria.
25.
Sizão e Sandro tocam Blues Walk de Lou Donaldson em ritmo de samba.
26.
Sizão toca este tema que ele gravou com Djavan, acompanhado por Sandro Haick na bateria.
27.
Sizão aumenta a distorção no baixo para tocar Voodoo Child de Jimi Hendrix, acompanhado por Sandro Haick na bateria.
28.
Sizão puxa o tema deste standard do jazz, em uma demonstração de swing, com Sandro Haick na bateria.
29.
Sizão ataca essa valsa jazzística, conhecida pela performance de John Coltrane com arranjos de Eric Dolphy, acompanhado por Sandro Haick na bateria.
30.
Sizão apresenta esse solo de sua autoria para o baixo fretless.
31.
Bônus: Vídeo completo da faixa São Pedro que aparece no DVD KAKO de Sandro Haick, com Sizão Machado no baixo, e outros convidados especiais.
78 páginas com partituras das músicas executadas na Masterclass, para baixar em imprimir!
Capitaneada por Sandro Haick a Plataforma Online O Segredo da Música conta com mais de 1000 alunos no Brasil e no mundo. Inspirado nesse conceito de estudo musical online, nasce a série Masterclass OSM, que conta sempre com um grande nome da Música para dividir experiências, dicas, macetes e muita inspiração.
Em mais de 4 horas de material, Marcinho Eiras, um dos maiores artistas brasileiros, explica ‘two hands’ para iniciantes, e aborda assuntos como sincronia, equipamento, profissionalismo e muito mais.
Nesta oficina gravada com uma platéia ao vivo, Sandro Haick explica sua filosofia musical, e demonstra sua aplicação em várias situações musicais na bateria, em mais de 3 horas e 38 capítulos.
Nesta aula exclusiva, repleta de exercícios e performances inéditas, Michael Pipoquinha, um dos maiores baixistas da atualidade, fala da sua trajetória musical, influências, filosofia, e muito mais.
Neste workshop prático com 49 capítulos e mais de 4 horas, Guilherme Canaes, um dos maiores engenheiros de som do Brasil, fala da história do áudio e demonstra várias técnicas de gravação e mixagem.
Estude com Cuca Teixeira, um dos maiores bateristas do Brasil, em 18 capítulos focados em temas importantes, como técnica, expressão, improviso, sonoridade, ritmos, referências musicais e muito mais.
Ingresse no profundo mundo musical de Raul de Souza, um dos maiores trombonistas da história da música brasileira e mundial, nessa aula com mais de 4 horas de material e repleta de exemplos raros.