Contra-baixo
Nesta aula exclusiva, repleta de exercícios e performances inéditas, Michael Pipoquinha, um dos maiores baixistas da atualidade, fala da sua trajetória musical, influências, filosofia, e muito mais.
1.
Michael Pipoquinha puxa o tema Samambaia no baixo, acompanhado de Sandro na guitarra.
2.
Sandro Haick apresenta Michael Pipoquinha. Eles falam da importância deste projeto focado na música brasileira, e Pipoquinha fala de sua trajetória e da influência de seu pai.
3.
Pipoquinha conta como ele começou a improvisar, e mostra um tema de Victor Wooten que o inspirou quando criança.
4.
Pipoquinha continua contando da influência e apoio de seu pai nos estudos e como descobriu o som de Nico Assumpção e aprendeu a incorporar o seu estilo. Pipoquinha mostra frases inspiradas neste estilo pro estudante.
5.
Pipoquinha passa exercícios de técnica no baixo que o ajudaram a desenvolver a destreza no instrumento. Pipoquinha explica como ele usa a mão direita para limpar o som do baixo. Ele fala da importância da música e amizade de Arthur Maia em sua carreira e mostra várias frases influenciadas por Arthur Maia.
6.
Pipoquinha como através da influência de Patitucci ele descobriu um jeito diferente de tocar usando quartas e cromatismo. Pipoquinha passa várias frases que usam quartas.
7.
Pipoquinha continua mostrando como ele usa quartas em diversas harmonias diferentes. Ele faz um improviso com este approach e depois passa várias maneiras de usar as quartas devagar.
8.
Pipoquinha fala de como ele sempre desenvolveu seus improvisos cantando junto.
9.
Pipoquinha fala do vocabulário do improviso e como as quartas ajudam a ‘mandar ver.’ E mostra como ele desenvolveu o seu jeito de tocar quartas, com foco também no papel da mão direita no processo.
10.
Pipoquinha improvisa seguindo o conceito de quartas, e depois passa várias frases desenvolvida com esse estilo e os padrões de digitação que surgem.
11.
Pipoquinha fala da importância da melodia na música, como descobriu o universo maravilhoso, cheio de ritmos, harmonias, e melodias da música brasileira. Ele demonstra tipos diferentes de melodia, e de como baixistas brasileiros incorporam a melodia.
12.
Pipoquinha fala da importância de escutar e prestar atenção em melodias e harmonias, e em como os músicos as utilizam. Pipoquinha toca um arranjo de Nossos Momentos de Haroldo Barbosa e Luis Carlos Reis no baixo de 6 cordas.
13.
Pipoquinha fala da influência de Thiago Espírito Santo em sua trajetória, e como descobriu fraseados e ritmos brasileiro no baixo, e também da influência de Arthur Maia e Sandro Haick.
14.
Pipoquinha conta como descobriu o baixo fretless e o som de Jaco Pastorius, e aprendeu seu material. Ele fala da sensibilidade do baixo fretless, e de como ele se preparou para tocar o material de Jaco com uma Big Band na Letônia.
15.
Acompanhado por Sandro Haick na guitarra, Pipoquinha toca a balada De Volta Pro Aconchego no baixo fretless.
16.
Para demonstrar a condução do baião rápido, Pipoquinha toca Que Nem Jiló com Sandro Haick na guitarra. Pipoquinha fala como ele começou a usar cada vez mais o fretless, e das diferenças entre o fretless e o baixo de 6 cordas.
17.
Pipoquinha fala de suas essências cearences, e como ajudou a desenvolver o seu jeito de tocar baião no fretless.
18.
Pipoquinha mostra como o baixo de 6 cordas e o fretless requerem maneiras diferentes de baião. A conversa fala de vários ritmos e da influência do choro e do maxixe em outros estilos, e do violão de Dino 7 cordas.
19.
Pipoquinha fala do seu convívio com percussionistas e como isso o ajudou a desenvolver o seu jeito de tocar ritmos no baixo de 6 cordas.
20.
Pipoquinha demonstra algumas convenções da salsa e como ele desenvolveu o seu próprio jeito de harmonizar melodias no baixo de 6 cordas sobre os ritmos da salsa.
21.
Pipoquinha explica como ele desenvolveu o seu jeito único de tocar o baixo de 6 cordas como um instrumento solo, e passou a harmonizar melodias. Ele passa devagar vários acordes e melodias e conta como foi o processo de descobrir e desenvolver o seu estilo.
22.
Pipoquinha improvisa na melodia da balada Retrato da Vida para depois passar, devagar, os elementos fundamentais do seu arranjo.
23.
Pipoquinha explica o seu arranjo de Retrato da Vida acorde por acorde, refletindo em cada um deles com Sandro Haick.
24.
Pipoquinha fala sobre suas influências mais recentes, como o baixo de Hadrien Faraud, e apresenta técnicas avançadas que desenvolveu estudando o estilo de Faraud.
25.
Pipoquinha usa Footprints como base para demonstrar o tipo de frase que ele desenvolveu através da influência de Hadrien Faraud.
26.
Pipoquinha fala sobre o respeito e amor à música, e da importância da dedicação e da persistência no desenvolvimento da musicalidade.
27.
Pipoquinha e Sandro Haick tocam De Frente ao Baião, um número que apresentaram muitas vezes ao vivo no seu trabalho em duo.
28.
Pipoquinha mostra um arranjo original para o baixo de 6 cordas solo e que aplica várias técnicas que utilizou nesta masterclass.
Partituras das músicas executadas na Masterclass, para baixar em imprimir!
Capitaneada por Sandro Haick a Plataforma Online O Segredo da Música conta com mais de 1000 alunos no Brasil e no mundo. Inspirado nesse conceito de estudo musical online, nasce a série Masterclass OSM, que conta sempre com um grande nome da Música para dividir experiências, dicas, macetes e muita inspiração.
Em mais de 4 horas de material, Marcinho Eiras, um dos maiores artistas brasileiros, explica ‘two hands’ para iniciantes, e aborda assuntos como sincronia, equipamento, profissionalismo e muito mais.
Nesta oficina gravada com uma platéia ao vivo, Sandro Haick explica sua filosofia musical, e demonstra sua aplicação em várias situações musicais na bateria, em mais de 3 horas e 38 capítulos.
Ingresse no profundo mundo musical de Raul de Souza, um dos maiores trombonistas da história da música brasileira e mundial, nessa aula com mais de 4 horas de material e repleta de exemplos raros.
Neste workshop prático com 49 capítulos e mais de 4 horas, Guilherme Canaes, um dos maiores engenheiros de som do Brasil, fala da história do áudio e demonstra várias técnicas de gravação e mixagem.
Estude com Cuca Teixeira, um dos maiores bateristas do Brasil, em 18 capítulos focados em temas importantes, como técnica, expressão, improviso, sonoridade, ritmos, referências musicais e muito mais.
Ao longo de mais de 30 capítulos, Sizão Machado, grande referência do contrabaixo, compartilha suas experiências e filosofia trabalhando ao lado de grandes músicos, e passa vários grooves e levadas.