28 Vídeos-aulas

100% Online e Exclusivo

Masterclass OSM com Michael Pipoquinha

Contra-baixo

Nesta aula exclusiva, repleta de exercícios e performances inéditas, Michael Pipoquinha, um dos maiores baixistas da atualidade, fala da sua trajetória musical, influências, filosofia, e muito mais.

Masterclass OSM com Michael Pipoquinha

1.

SAMAMBAIA (CESAR CAMARGO MARIANO)

Michael Pipoquinha puxa o tema Samambaia no baixo, acompanhado de Sandro na guitarra.

2.

APRESENTAÇÃO

Sandro Haick apresenta Michael Pipoquinha. Eles falam da importância deste projeto focado na música brasileira, e Pipoquinha fala de sua trajetória e da influência de seu pai.

3.

ARRISCANDO UM SOLO

Pipoquinha conta como ele começou a improvisar, e mostra um tema de Victor Wooten que o inspirou quando criança. 

4.

NICO ASSUMPÇÃO

Pipoquinha continua contando da influência e apoio de seu pai nos estudos e como descobriu o som de Nico Assumpção e aprendeu a incorporar o seu estilo. Pipoquinha mostra frases inspiradas neste estilo pro estudante. 

5.

TÉCNICAS BÁSICAS + ARTHUR MAIA

Pipoquinha passa exercícios de técnica no baixo que o ajudaram a desenvolver a destreza no instrumento. Pipoquinha explica como ele usa a mão direita para limpar o som do baixo. Ele fala da importância da música e amizade de Arthur Maia em sua carreira e mostra várias frases influenciadas por Arthur Maia.

6.

PATITUCCI + QUARTAS CONSECUTIVAS

Pipoquinha como através da influência de Patitucci ele descobriu um jeito diferente de tocar usando quartas e cromatismo. Pipoquinha passa várias frases que usam quartas. 

7.

TRABALHANDO COM QUARTAS

Pipoquinha continua mostrando como ele usa quartas em diversas harmonias diferentes. Ele faz um improviso com este approach e depois passa várias maneiras de usar as quartas devagar.

8.

 CANTANDO JUNTO

Pipoquinha fala de como ele sempre desenvolveu seus improvisos cantando junto. 

9.

QUARTAS CORINGA

Pipoquinha fala do vocabulário do improviso e como as quartas ajudam a ‘mandar ver.’ E mostra como ele desenvolveu o seu jeito de tocar quartas, com foco também no papel da mão direita no processo. 

10.

EXPLORANDO RITMOS COM QUARTAS

Pipoquinha improvisa seguindo o conceito de quartas, e depois passa várias frases desenvolvida com esse estilo e os padrões de digitação que surgem. 

11.

MELODIA E VERDADE

Pipoquinha fala da importância da melodia na música, como descobriu o universo maravilhoso, cheio de ritmos, harmonias, e melodias da música brasileira. Ele demonstra tipos diferentes de melodia, e de como baixistas brasileiros incorporam a melodia.

12.

ESCUTANDO E ENTENDENDO

Pipoquinha fala da importância de escutar e prestar atenção em melodias e harmonias, e em como os músicos as utilizam. Pipoquinha toca um arranjo de Nossos Momentos de Haroldo Barbosa e Luis Carlos Reis no baixo de 6 cordas. 

13.

INFLUENCIAS

Pipoquinha fala da influência de Thiago Espírito Santo em sua trajetória, e como descobriu fraseados e ritmos brasileiro no baixo, e também da influência de Arthur Maia e Sandro Haick. 

14.

O FRETLESS

Pipoquinha conta como descobriu o baixo fretless e o som de Jaco Pastorius, e aprendeu seu material. Ele fala da sensibilidade do baixo fretless, e de como ele se preparou para tocar o material de Jaco com uma Big Band na Letônia. 

15.

 DE VOLTA PRO ACONCHEGO (DOMINGUINHOS & NANDO CORDEL)

Acompanhado por Sandro Haick na guitarra, Pipoquinha toca a balada De Volta Pro Aconchego no baixo fretless.

16.

QUE NEM JILÓ (LUIZ GONZAGA)

Para demonstrar a condução do baião rápido, Pipoquinha toca Que Nem Jiló com Sandro Haick na guitarra. Pipoquinha fala como ele começou a usar cada vez mais o fretless, e das diferenças entre o fretless e o baixo de 6 cordas.

17.

BAIÃO NO FRETLESS

Pipoquinha fala de suas essências cearences, e como ajudou a desenvolver o seu jeito de tocar baião no fretless. 

18.

FORRÓ - MIUSTURA DOIDA DE TUDO

Pipoquinha mostra como o baixo de 6 cordas e o fretless requerem maneiras diferentes de baião. A conversa fala de vários ritmos e da influência do choro e do maxixe em outros estilos, e do violão de Dino 7 cordas. 

19.

OUVINDO E CONVIVENDO

Pipoquinha fala do seu convívio com percussionistas e como isso o ajudou a desenvolver o seu jeito de tocar ritmos no baixo de 6 cordas.

20.

SALSA

Pipoquinha demonstra algumas convenções da salsa e como ele desenvolveu o seu próprio jeito de harmonizar melodias no baixo de 6 cordas sobre os ritmos da salsa.

21.

HARMONIZANDO

Pipoquinha explica como ele desenvolveu o seu jeito único de tocar o baixo de 6 cordas como um instrumento solo, e passou a harmonizar melodias. Ele passa devagar vários acordes e melodias e conta como foi o processo de descobrir e desenvolver o seu estilo. 

22.

RETRATO DA VIDA (DOMINGUINHOS & DJAVAN)

Pipoquinha improvisa na melodia da balada Retrato da Vida para depois passar, devagar, os elementos fundamentais do seu arranjo. 

23.

RETRATO DA VIDA - PASSANDO O ARRANJO

Pipoquinha explica o seu arranjo de Retrato da Vida acorde por acorde, refletindo em cada um deles com Sandro Haick. 

24.

INFLUÊNCIAS RECENTES

Pipoquinha fala sobre suas influências mais recentes, como o baixo de Hadrien Faraud, e apresenta técnicas avançadas que desenvolveu estudando o estilo de Faraud. 

25.

FOOTPRINTS (WAYNE SHORTER)

Pipoquinha usa Footprints como base para demonstrar o tipo de frase que ele desenvolveu através da influência de Hadrien Faraud. 

26.

QUAL É O SEGREDO DA MÚSICA

Pipoquinha fala sobre o respeito e amor à música, e da importância da dedicação e da persistência no desenvolvimento da musicalidade.

27.

DE FRENTE AO BAIÃO (LUIZINHO DUARTE)

Pipoquinha e Sandro Haick tocam De Frente ao Baião, um número que apresentaram muitas vezes ao vivo no seu trabalho em duo. 

28.

SOLO

Pipoquinha mostra um arranjo original para o baixo de 6 cordas solo e que aplica várias técnicas que utilizou nesta masterclass.

Vídeo-aulas + Material de apoio em PDF (parte 1 Disponível)

 Ebook em PDF

Partituras das músicas executadas na Masterclass, para baixar em imprimir!

Masterclass OSM
com Michael Pipoquinha

Capitaneada por Sandro Haick a Plataforma Online O Segredo da Música conta com mais de 1000 alunos no Brasil e no mundo. Inspirado nesse conceito de estudo musical online, nasce a série Masterclass OSM, que conta sempre com um grande nome da Música para dividir experiências, dicas, macetes e muita inspiração.

Comece Agora!

de R$247 por R$97 

 Promoção Especial

... em até 10 x no cartão

  • 28 vídeo-aulas
  • 100% Online
  • 7 dias de Garantia
  • Acesso ilimitado de 1 ano

Conheça também outros mestres.

Marcinho Eiras

Em mais de 4 horas de material, Marcinho Eiras, um dos maiores artistas brasileiros, explica ‘two hands’ para iniciantes, e aborda assuntos como sincronia, equipamento, profissionalismo e muito mais.

Sandro Haick • Bateria

Nesta oficina gravada com uma platéia ao vivo, Sandro Haick explica sua filosofia musical, e demonstra sua aplicação em várias situações musicais na bateria, em mais de 3 horas e 38 capítulos.

Raul de Souza

Ingresse no profundo mundo musical de Raul de Souza, um dos maiores trombonistas da história da música brasileira e mundial, nessa aula com mais de 4 horas de material e repleta de exemplos raros.

Guilherme Canaes

Neste workshop prático com 49 capítulos e mais de 4 horas, Guilherme Canaes, um dos maiores engenheiros de som do Brasil, fala da história do áudio e demonstra várias técnicas de gravação e mixagem.

Cuca Teixeira

Estude com Cuca Teixeira, um dos maiores bateristas do Brasil, em 18 capítulos focados em temas importantes, como técnica, expressão, improviso, sonoridade, ritmos, referências musicais e muito mais.

Sizão Machado

Ao longo de mais de 30 capítulos, Sizão Machado, grande referência do contrabaixo, compartilha suas experiências e filosofia trabalhando ao lado de grandes músicos, e passa vários grooves e levadas.