Trombone
Ingresse no profundo mundo musical de Raul de Souza, um dos maiores trombonistas da história da música brasileira e mundial, nessa aula com mais de 4 horas de material e repleta de exemplos raros.
1.
Sandro Haick apresenta Raul de Souza e as participações especiais de Sérgio Coelho no trombone e Glauco Solter no baixo.
2.
Raul de Souza fala das suas primeiras experiências musicais, seu passado humilde em Bangú, tocando até bules, chaleiras, e mesas de madeira antes de encontrar o trombone.
3.
Raul fala sobre o seu primeiro encontro com o trombone e compartilha várias experiências, e seu encontro com o Pixinguinha em Bangú.
4.
Raul fala do seu encontro com Nelson Cavaquinho e suas experiências participando do show de calouros do Ary Barroso, no Rio de Janeiro.
5.
Raul conta a história de como ele ganhou o primeiro prêmio no programa de calouros do Ary Barroso, e fala sobre algumas de suas primeiras gravações nos anos 60.
6.
Raul fala de suas experiências no Rio de Janeiro nos anos 60, envolvendo personagens como João Gilberto e os bandidos da periferia, e como ele fez para lidar com os desafios de uma vida difícil.
7.
Raul conta um caso que passou com Altamiro Carrilho e banda durante uma viagem à Alagoas, e descreve como escapou de um acidente aéreo no retorno para o Rio.
8.
Raul conta como foi sua passagem pelo exército, e como organizou o grupo Sergio Mendes & Bossa Rio em 1964 e gravou um clássico da música brasileira e conseguiu um contrato para gravar seu álbum Raulzinho à Vontade Mesmo em 1965.
9.
Raul toca o tema título do seu álbum de 1965, acompanhado por Sérgio Coelho no trombone, Sandro Haick na guitarra e Glauco Solter baixo. Em seguida, Raul reflete sobre o processo de gravação em 1965 e as dificuldades que os músicos enfrentam.
10.
Raul fala do álbum O LP que gravou com o grupo Os Cobras em 1964, do seu encontro com o Maestro Cipó, da importância da intuição na vida.
11.
Raul fala do desenvolvimento do ouvido, da sua aversão à matemática musical, e Sandro, Raul, e Glauco falam sobre a fluência e melodia no jeito de improvisar do Raul.
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Glauco e Sandro seguram uma harmonia básica enquanto Raul sai improvisando de ouvido, montando melodias, usando o espaço e fluindo em diversas direções.
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Raul conta como encontrou o trombone de vara quando ainda usava mais o trombone de válvula; ele explica as diferenças entre o trombone de válvula e o de vara, e fala de suas experiências em Monte Carlo nos anos 60.
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Sérgio e Raul falam sobre as diferenças de técnicas de articulação entre o trombone de válvula e o de vara.
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Raul conta como em 1968 ele montou um grupo de Funk Jazz inspirado por James Brown e outros, com Robertinho Silva na bateria e Nestico Aguiar no sax.
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Raul conta como ele foi convidado para ir tocar em Acapulco no México e acabou nos Estados Unidos, onde Cannonball Adderley e Jack DeJohnette gravaram no disco Colors (1974)
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Raul conta como foi gravar com o Cannonball Adderley e como Cannonball convidou o J.J. Johnson pra participar.
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Raul conta como foi atropelado por um carro em Los Angeles e foi parar no hospital com o fêmur fraturado, e acabou tocando em cadeira de rodas.
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Raul conta como foi conhecer e tocar com Freddie Hubbard e George Duke nos anos 70 com foco especial no álbum Sweet Lucy (1977).
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Raul fala das suas performances nos Estados Unidos e do seu show histórico com Frank Rosolino no Anhembi em 1978.
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Raul conta como que ele conheceu várias personalidades do jazz Americano, e como o sindicato dos músicos organizou um show para ajudar o Raul financeiramente depois do atropelamento, o que acabou forjando uma grande amizade com Frank Rosolino.
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A conversa, puxada por Sérgio e Sandro, entra nas distinções entre os estilos de Raul e Rosolino, e as qualidades únicas do trombone.
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A conversa se foca no lado rítmico do estilo do Raul, com exemplos de suas gravações com Sonny Rollins nos anos 70. Raul, Sandro e Glauco tocam o tema Body and Soul como demonstração.
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Raul fala dos exercícios de aquecimento que ele usa diariamente para tocar o trombone e o saxofone.
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A conversa se volta para a naturalidade do desenvolvimento do som que Raul criou, e da importância da gratidão e do respeito.
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Sérgio mostra como funcionam as séries harmônicas no trombone e como a afinação de certas notas devem ser corrigidas, e Raul mostra como ele aplica essa correção controlando a afinação na boca.
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Glauco Solter fala sobre os 15 anos que ele vem tocando com o Raul e conta como é a experiência de tocar na banda do Raul. Vários exemplos de performances ao vivo e gravações recentes ilustram a conversa.
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Raul fala de vocação musical, estudo, ouvido, da importância da intuição e da gratidão.
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O grupo toca esse clássico da Bossa Nova, com solos de Raul, Sérgio e Glauco.
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Raul e Sérgio puxam esse tema original de Raul com um dueto de trombone na melodia, seguido de solos de Raul, Sandro e Sérgio.
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Raul puxa a melodia, e segue solando, seguido por solos de Sandro Haick e Sérgio Coelho.
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Sérgio puxa a melodia junto com Raul. Sérgio toca o primeiro solo, seguido de Raul e Sandro.
74 páginas com partituras das músicas executadas na Masterclass, para baixar em imprimir!
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