32 Vídeos-aulas

100% Online e Exclusivo

Masterclass OSM com Raul de Souza

Trombone

Ingresse no profundo mundo musical de Raul de Souza, um dos maiores trombonistas da história da música brasileira e mundial, nessa aula com mais de 4 horas de material e repleta de exemplos raros.

Masterclass OSM com Raul de Souza

1.

ABERTURA

Sandro Haick apresenta Raul de Souza e as participações especiais de Sérgio Coelho  no trombone e Glauco Solter no baixo.

2.

CRESCENDO EM BANGÚ

Raul de Souza fala das suas primeiras experiências musicais, seu passado humilde em Bangú, tocando até bules, chaleiras, e mesas de madeira antes de encontrar o trombone.

3.

COMO TUDO COMEÇOU

Raul fala sobre o seu primeiro encontro com o trombone e compartilha várias experiências, e seu encontro com o Pixinguinha em Bangú.

4.

PIXINGUINHA, ARY BARROSO, NELSON CAVAQUINHO

Raul fala do seu encontro com Nelson Cavaquinho e suas experiências participando do show de calouros do Ary Barroso, no Rio de Janeiro.

5.

SE VIRANDO COM A MÚSICA

Raul conta a história de como ele ganhou o primeiro prêmio no programa de calouros do Ary Barroso, e fala sobre algumas de suas primeiras gravações nos anos 60.

6.

A TURMA DA GAFIEIRA

Raul fala de suas experiências no Rio de Janeiro nos anos 60, envolvendo personagens como João Gilberto e os bandidos da periferia, e como ele fez para lidar com os desafios de uma vida difícil. 

7.

VIAGEM PARA ALAGOAS

Raul conta um caso que passou com Altamiro Carrilho e banda durante uma viagem à Alagoas, e descreve como escapou de um acidente aéreo no retorno para o Rio.

8.

RAULZINHO À VONTADE MESMO

Raul conta como foi sua passagem pelo exército, e como organizou o grupo Sergio Mendes & Bossa Rio em 1964 e gravou um clássico da música brasileira e conseguiu um contrato para gravar seu álbum Raulzinho à Vontade Mesmo em 1965.

9.

PERFORMANCE e CONVERSA: RAULZINHO À VONTADE MESMO

Raul toca o tema título do seu álbum de 1965, acompanhado por Sérgio Coelho no trombone, Sandro Haick na guitarra e Glauco Solter baixo. Em seguida, Raul reflete sobre o processo de gravação em 1965 e as dificuldades que os músicos enfrentam.

10.

OS COBRAS

Raul fala do álbum O LP que gravou com o grupo Os Cobras em 1964, do seu encontro com o Maestro Cipó, da importância da intuição na vida. 

11.

OUVIR, CANTAR, TOCAR

Raul fala do desenvolvimento do ouvido, da sua aversão à matemática musical, e Sandro, Raul, e Glauco falam sobre a fluência e melodia no jeito de improvisar do Raul. 

12.

SAINDO DE OUVIDO

Glauco e Sandro seguram uma harmonia básica enquanto Raul sai improvisando de ouvido, montando melodias, usando o espaço e fluindo em diversas direções.

13.

O TROMBONE DE VARA

Raul conta como encontrou o trombone de vara quando ainda usava mais o trombone de válvula; ele explica as diferenças entre o trombone de válvula e o de vara, e fala de suas experiências em Monte Carlo nos anos 60. 

14.

ARTICULAÇÕES NO TROMBONE

Sérgio e Raul falam sobre as diferenças de técnicas de articulação entre o trombone de válvula e o de vara.

15.

FUNK JAZZ NO RIO

Raul conta como em 1968 ele montou um grupo de Funk Jazz inspirado por James Brown e outros, com Robertinho Silva na bateria e Nestico Aguiar no sax.

16.

OITO ANOS NO MÉXICO E NOS ESTADOS UNIDOS

Raul conta como ele foi convidado para ir tocar em Acapulco no México e acabou nos Estados Unidos, onde Cannonball Adderley e Jack DeJohnette gravaram no disco Colors (1974)

17.

TOCANDO COM J.J. JOHNSON & CANNONBALL ADDERLEY 

Raul conta como foi gravar com o Cannonball Adderley e como Cannonball convidou o J.J. Johnson pra participar. 

18.

O ACIDENTE

Raul conta como foi atropelado por um carro em Los Angeles e foi parar no hospital com o fêmur fraturado, e acabou tocando em cadeira de rodas.

19.

GRAVAÇÕES E FREDDIE HUBBARD

Raul conta como foi conhecer e tocar com Freddie Hubbard e George Duke nos anos 70 com foco especial no álbum Sweet Lucy (1977).

20.

TOCANDO NOS ESTADOS UNIDOS

Raul fala das suas performances nos Estados Unidos e do seu show histórico com Frank Rosolino no Anhembi em 1978.

21.

CONTATO COM J.J. JOHNSON & FRANK ROSOLINO

Raul conta como que ele conheceu várias personalidades do jazz Americano, e como o sindicato dos músicos organizou um show para ajudar o Raul financeiramente depois do atropelamento, o que acabou forjando uma grande amizade com Frank Rosolino.

22.

INTIMIDADE E PERSONALIDADE

A conversa, puxada por Sérgio e Sandro, entra nas distinções entre os estilos de Raul e Rosolino, e as qualidades únicas do trombone. 

23.

DOMÍNIO RÍTMICO

A conversa se foca no lado rítmico do estilo do Raul, com exemplos de suas gravações com Sonny Rollins nos anos 70. Raul, Sandro e Glauco tocam o tema Body and Soul como demonstração.

24.

ESQUENTANDO

Raul fala dos exercícios de aquecimento que ele usa diariamente para tocar o trombone e o saxofone. 

25.

 IDENTIDADE MUSICAL

A conversa se volta para a naturalidade do desenvolvimento do som que Raul criou, e da importância da gratidão e do respeito.

26.

AS CORREÇÕES

Sérgio mostra como funcionam as séries harmônicas no trombone e como a afinação de certas notas devem ser corrigidas, e Raul mostra como ele aplica essa correção controlando a afinação na boca. 

27.

TOCANDO COM RAUL

Glauco Solter fala sobre os 15 anos que ele vem tocando com o Raul e conta como é a experiência de tocar na banda do Raul. Vários exemplos de performances ao vivo e gravações recentes ilustram a conversa.

28.

O SEGREDO DA MÚSICA

Raul fala de vocação musical, estudo, ouvido, da importância da intuição e da gratidão. 

29.

AMOR EM PAZ (TOM JOBIM & VINICIUS DE MORAES)

O grupo toca esse clássico da Bossa Nova, com solos de Raul, Sérgio e Glauco.  

30.

BOSSA ETERNA (RAUL DE SOUZA)

Raul e Sérgio puxam esse tema original de Raul com um dueto de trombone na melodia, seguido de solos de Raul, Sandro e Sérgio. 

31.

 I LOVE YOU (COLE PORTER)

Raul puxa a melodia, e segue solando, seguido por solos de Sandro Haick e Sérgio Coelho. 

32.

THE DAYS OF WINES AND ROSES (H. MANCINI & J. MERCER)

Sérgio puxa a melodia junto com Raul. Sérgio toca o primeiro solo, seguido de Raul e Sandro. 

Vídeo-aulas + Material de apoio em PDF

Ebook em PDF

74 páginas com partituras das músicas executadas na Masterclass, para baixar em imprimir!

Masterclass OSM
com Raul de Souza

Capitaneada por Sandro Haick a Plataforma Online O Segredo da Música conta com mais de 1000 alunos no Brasil e no mundo. Inspirado nesse conceito de estudo musical online, nasce a série Masterclass OSM, que conta sempre com um grande nome da Música para dividir experiências, dicas, macetes e muita inspiração.

Comece Agora!

de R$247 por R$97 

 Promoção Especial

... em até 10 x no cartão

  • 32 vídeo-aulas
    Material de Apoio em PDF
  • 100% Online
  • 7 dias de Garantia
  • Acesso ilimitado de 1 ano

Conheça também outros mestres.

Marcinho Eiras

Em mais de 4 horas de material, Marcinho Eiras, um dos maiores artistas brasileiros, explica ‘two hands’ para iniciantes, e aborda assuntos como sincronia, equipamento, profissionalismo e muito mais.

Sandro Haick • Bateria

Nesta oficina gravada com uma platéia ao vivo, Sandro Haick explica sua filosofia musical, e demonstra sua aplicação em várias situações musicais na bateria, em mais de 3 horas e 38 capítulos.

Michael Pipoquinha

Nesta aula exclusiva, repleta de exercícios e performances inéditas, Michael Pipoquinha, um dos maiores baixistas da atualidade, fala da sua trajetória musical, influências, filosofia, e muito mais.

Guilherme Canaes

Neste workshop prático com 49 capítulos e mais de 4 horas, Guilherme Canaes, um dos maiores engenheiros de som do Brasil, fala da história do áudio e demonstra várias técnicas de gravação e mixagem.

Cuca Teixeira

Estude com Cuca Teixeira, um dos maiores bateristas do Brasil, em 18 capítulos focados em temas importantes, como técnica, expressão, improviso, sonoridade, ritmos, referências musicais e muito mais.

Sizão Machado

Ao longo de mais de 30 capítulos, Sizão Machado, grande referência do contrabaixo, compartilha suas experiências e filosofia trabalhando ao lado de grandes músicos, e passa vários grooves e levadas.