49 Vídeos-aulas

100% Online e Exclusivo

Masterclass OSM com Guilherme Canaes

Gravação e Mixagem

Neste workshop prático com 49 capítulos e mais de 4 horas, Guilherme Canaes, um dos maiores engenheiros de som do Brasil, fala da história do áudio e demonstra várias técnicas de gravação e mixagem.

Masterclass OSM com Guilherme Canaes

Base

1.

INTRODUÇÃO

Sandro Haick apresenta Guilherme Canaes, e assim começa um mergulho na história do áudio no Brasil. 

2.

 COMO TUDO COMEÇOU

Canaes conta como descobriu o mundo da música e do áudio crescendo na década de 60.

3.

O AMOR PELA MÚSICA

Canaes discute técnicas de gravação e a tecnologia dos anos 60 e conta como foi comovido pelas sensações que a boa música inspira. 

4.

CRESCENDO COM A MÚSICA - PINK FLOYD

Continuando com o tema da história da música popular, tecnologia, e técnicas de gravação, Guilherme Canaes analisa o álbum Atom Heart Mother, do Pink Floyd. 

5.

NO MOLDE DA SONORIDADE

Guilherme Canaes analisa o som do álbum debut de Black Sabbath (1969), um clássico do heavy metal. 

6.

NO ESTÚDIO TRANSAMÉRICA

Guilherme Canaes retoma sua trajetória na história do áudio brasileiro, sua passagem pelo Estúdio Transamérica, e recorda trabalhos em que participou e produziu nos anos 80. 

7.

ANOS 80 - STEELY DAN

Passamos aos meados dos anos 80 na trajetória de Guilherme no áudio, e a conversa se foca nos detalhes das produções geniais de Steely Dan.

8.

A TEORIA DO ÁUDIO E A MASTERIZAÇÃO

Focando no tema das mudanças tecnológicas da história do áudio, Guilherme Canaes discute o lado teórico e prático e as diferenças entre gravação, mixagem e masterização.

9.

MUSICALIDADE

Canaes nos conta sobre seu trabalho no Estúdio Transamérica nos anos 80, e com o grupo RPM, e desenvolve o tema da história do áudio no Brasil e seus protagonistas.

10.

DEDICAÇÃO

Canaes e Sandro Haick focam no tema da dedicação e seriedade profissionais, no amor pela música, e em técnicas de gravação. 

11.

TRAJETÓRIA

Continuando no tema da história do áudio e produções fonográficas no Brasil, Canaes nos conta mais sobre o seu trabalho no estúdio MOSH em São Paulo.

12.

ADAT - TRANSIÇÃO ANALÓGICO / DIGITAL

A prática de gravação e mixagem foi transformada radicalmente com a chegada de equipamentos digitais e computadores no meio. Canaes discute as vantagens e facilidades do equipamento digital de hoje em dia.

13.

O METAL

Canaes fala sobre a força emocional do Heavy Metal e analisa alguns albums recentes do gênero com produções que considera excelentes, como o Dystopia (2016) do Megadeth, Underworld (2015) do Symphony X, e Ømni (2018) do Angra.

14.

GEORGE BENSON

Canaes nos conta como foi trabalhar com George Benson na gravação de ‘Don’t Let Me Be Lonely Tonight’ do album Songs and Stories (2009).

Gravação

1.

MICROFONANDO O CHIMBAU

Canaes explica como microfonar um chimbau, e compartilha suas recomendações pessoais. 

2.

POSICIONAMENTO DA BATERIA

Canaes explica como posicionar a bateria e os overheads, e técnicas para captar ambiências naturais.

3.

MICROFONANDO O BUMBO

Canaes explica como se posiciona microfones para captar o bumbo. 

4.

PRATOS, TOMS, E MICROFONES

Canaes explica como posicionar microfones para captar os pratos da bateria. 

5.

RESUMO DO POSICIONAMENTO

Canaes faz um resumo do posicionamento da bateria e dos microfones.

6.

PREPARANDO A SESSÃO NO PROTOOLS

Canaes prepara sua a sessão de gravação no ProTools e demonstra suas preferências que visam maior eficiência no processo. 

7.

POSICIONANDO OS MICROFONES PELO SOM

Canaes demonstra como se usa o ouvido para posicionar microfones. 

8.

BALANCEANDO OS MICROFONES DO BUMBO

Canaes explica como ele balanceia os microfones do bumbo na sessão do ProTools.

9.

CAPTANDO A CAIXA

Canaes demonstra como ele microfona e grava a caixa da bateria. 

10.

CHIMBAU & OVERHEADS

Canaes demonstra como posicionar microfones para tirar o melhor som do chimbau e dos overheads. 

11.

TOM TONS & CÂMARA DE ECO

Canaes demonstra como se posiciona os microfones nos tom tons e explica como captou a ambiência natural da sala.

12.

GRAVANDO A BATERIA

Está na hora de captar a bateria da música que Sandro Haick fez para essa Masterclass. Canaes comanda a gravação da bateria da técnica.

13.

CAPTANDO O BAIXO NO MOOG

Canaes explica como ele fez para captar o som do Moog protótipo de Sandro como baixo. 

14.

GRAVANDO O MOOG BASS

Sandro Haick grava o baixo no Moog, e Canaes comanda o ProTools.

15.

GRAVANDO O RHODES

Sandro Haick grava suas partes no Fender Rhodes usando vários efeitos enquanto Canaes monitora a sessão.

16.

GRAVANDO A GUITARRA

Sandro Haick grava a guitarra e mostra como pedais com válvula podem substituir um amplificador. 

Mixagem

1.

INTRODUÇÃO GERAL

Canaes explica como foi a gravação, e introduz a transição para a fase de mixagem e como ele organizou a sessão no ProTools.

2.

MIX - MOOG NO BAIXO

Canaes agora concentra-se na mixagem do Moog baixo que Sandro gravou.

3.

MIX - RECONHECIMENTO

Canaes explica como ele distribui os instrumentos no stereo.

4.

MIX - PREPARAÇÃO

Comentando sobre as diferenças entre mixagem ‘in-box’ e análoga e refletindo sobre a história do áudio, Canaes demonstra recursos que ele usa no ProTools.

5.

OUVINDO COM HEADPHONES - TOM TOM

Canaes explica como ele equilibra os overheads da bateria usando os headphones. 

6.

MIXANDO A BATERIA

Canaes segue lapidando o som da bateria e dos overheads.

7.

MIX - COMPRESSOR NO MOOG

Canaes passa para o baixo e nos mostra como ele trata o som do Moog no baixo.

8.

 MIX - BAIXO E MONO

Canaes explica como ele esculpe o som do Moog e seus harmônicos particulares.

9.

MIX - GUITARRA

Canaes mostra o resultado da nivelada que ele fez usando o recurso do mono, e começa a aplicar efeitos para tratar o som da guitarra. 

10.

MIX - AMBIÊNCIA E REVERBS

Canaes continua a tratar os sons da mix, e mostra como aplicar reverbs nos instrumentos.

11.

AUTOMAÇÃO - TECLADOS

Canaes mostra como ele automatiza os teclados e balanceia diversos efeitos na mix. 

12.

AUTOMAÇÃO - RHODES & GUITARRA

Canaes escuta e automatiza vários detalhes da mixagem.  

13.

LAPIDANDO A MIX

Canaes segue lapidando a mixagem, escutando e ajustando detalhes.

14.

LEMBRANDO: ECHOES DO PINK FLOYD

Canaes demonstra como ele aplicou echoes no solo de guitarra de Sandro. 

15.

FINALIZANDO A MIX - XBASS

Canaes mostra como ele preparou o som final do Moog baixo e faz vários ajustes.

16.

MIX - TOM TOM PAN AUTOMATION

Canaes continua com a automação detalhada dos tom tons da bateria

17.

MIX - EDIÇÕES E AUTOMAÇÕES FINAIS

Canaes conduz mais algumas automações finais manualmente, e prepara para fazer o bounce final.

18.

MIX - ABANDONANDO: BOUNCE FINAL

Canaes faz um resumo detalhado da mixagem no geral, e executa o bounce da obra.

19.

VAMO NESSA CANAES (SANDRO HAICK)

Esse é o resultado final dessa composição de Sandro Haick, e da produção de Guilherme Canaes, da captura à mixagem, excluindo a masterização.

Masterclass OSM
com Guilherme Canaes

Capitaneada por Sandro Haick a Plataforma Online O Segredo da Música conta com mais de 1000 alunos no Brasil e no mundo. Inspirado nesse conceito de estudo musical online, nasce a série Masterclass OSM, que conta sempre com um grande nome da Música para dividir experiências, dicas, macetes e muita inspiração.

Comece  Agora!

de R$247 por R$97

Promoção Especial

... parcelado em até 10 x no cartão

  • 49 vídeo-aulas
  • 100% Online
  • 7 dias de Garantia
  • Acesso ilimitado por 1 ano

Conheça também outros mestres.

Michael Pipoquinha

Nesta aula exclusiva, repleta de exercícios e performances inéditas, Michael Pipoquinha, um dos maiores baixistas da atualidade, fala da sua trajetória musical, influências, filosofia, e muito mais.

Sandro Haick • Bateria

Nesta oficina gravada com uma platéia ao vivo, Sandro Haick explica sua filosofia musical, e demonstra sua aplicação em várias situações musicais na bateria, em mais de 3 horas e 38 capítulos.

Raul de Souza

Ingresse no profundo mundo musical de Raul de Souza, um dos maiores trombonistas da história da música brasileira e mundial, nessa aula com mais de 4 horas de material e repleta de exemplos raros.

Marcinho Eiras

Em mais de 4 horas de material, Marcinho Eiras, um dos maiores artistas brasileiros, explica ‘two hands’ para iniciantes, e aborda assuntos como sincronia, equipamento, profissionalismo e muito mais.

Cuca Teixeira

Estude com Cuca Teixeira, um dos maiores bateristas do Brasil, em 18 capítulos focados em temas importantes, como técnica, expressão, improviso, sonoridade, ritmos, referências musicais e muito mais.

Sizão Machado

Ao longo de mais de 30 capítulos, Sizão Machado, grande referência do contrabaixo, compartilha suas experiências e filosofia trabalhando ao lado de grandes músicos, e passa vários grooves e levadas.