Bateria
Nesta oficina gravada com uma platéia ao vivo, Sandro Haick explica sua filosofia musical, e demonstra sua aplicação em várias situações musicais na bateria, em mais de 3 horas e 38 capítulos.
1.
Sandro Haick improvisa um solo na bateria para ilustrar sua maneira de encarar a bateria como um instrumento melódico e harmônico.
2.
Sandro fala da sua trajetória como músico desde pequeno, conta do papel importante do seu pai em sua formação, e como descobriu o mundo do jazz da noite de São Paulo.
3.
Sandro conta como começou a tocar contrabaixo, como foi gravar a primeira vídeo aula de bateria ‘Rock Fusion’ quando tinha 19 anos de idade enquanto ele dividia-se entre o mundo do rock e do jazz.
4.
Sandro conta como ele voltou a tocar bateria depois de se recuperar de problemas de saúde, e como aprendeu a posicionar sua bateria de uma maneira mais apropriada e desenvolveu uma noção mais profunda de dinâmica.
5.
Sandro fala de como tocar instrumentos diferentes influenciou o seu jeito de tocar bateria.
6.
Em conversa com a audiência, Sandro explica como ele fez para desenvolver sua musicalidade em diferentes instrumentos, sem se preocupar muito com teoria, cantando, ouvindo e tocando.
7.
Sandro explica como podemos resgatar o prazer inicial de tocar que se perde com sua comercialização e com trabalhos musicais de baixa qualidade.
8.
Sandro enfatiza a diferença entre música boa e ruim e encoraja a imersão profunda na história da música.
9.
Sandro explica como funciona a Lei das Circunstâncias musicais e da vida e como elas estão relacionadas com o crescimento musical.
10.
Sandro explica como a Lei dos Processos se aplica ao método do Segredo da Música, onde o crescimento é gradual e ligado diretamente à prática.
11.
Sandro fala da importância da dedicação e persistência na busca de metas e ideais musicais e de vida e explica como isso se encaixa no método e na filosofia so Segredo da Música.
12.
Sandro explica seus conceitos de estética musical e acabamento na hora de tocar e de terminar produções e outros projetos – a atenção ao detalhe.
13.
Sandro fala da importância de afirmar-se contra o medo e a ansiedade, cultivando a auto-confiança, e mostra como ele encara esse problema comum entre músicos.
14.
Sandro explica como controlar a mente afirmações e o controle do corpo pela respiração, para que a inspiração e a intuição possam fluir com naturalidade, buscando fazer sem pensar.
15.
Sandro explica como o egoísmo e o orgulho vão contra a missão de compartilhar a música com as outras pessoas, atrapalhando o desenvolvimento musical.
16.
Sandro fala da importância da doação na sua filosofia de vida e explica como tocar para o público.
17.
Sandro fala das suas experiências tocando com Dominguinhos, e como aprendeu com ele muito sobre o valor da generosidade e da humildade.
18.
Sandro explica o seu conceito de frequência vibratória e como estar sempre vibrando positivamente afeta todos os aspectos da música.
19.
Sandro mostra para platéia como ele afinou e preparou sua bateria para esta ocasião como um instrumento de solo.
20.
Sandro mostra o seu set-up de pratos e como o adapta para diferentes ocasiões musicais.
21.
Sandro demonstra as diferenças sonoras entre os timbres de diversas baquetas, e como ele faz para montar melodias na bateria tocando notas musicais.
22.
Sandro demonstra os rudimentos que ele combina na sua linguagem musical na bateria.
23.
Sandro explica como tocar o Papa Mama, transformando esse rudimento em motivos melódicos e rítmicos, e depois demonstra como vários rudimentos podem ser combinados em improvisos.
24.
Sandro explica o paradiddle simples e como ele o utiliza de diversas maneiras musicais na bateria.
25.
Sandro mostra como intercalar todos os rudimentos discutidos em um improviso, e responde perguntas da platéia.
26.
Sandro explica como ele canta improvisando na bateria, seguindo a voz como um guia.
27.
Sandro improvisa na flauta e na bateria ao mesmo tempo, usando vários ritmos brasileiros e até usando a flauta como baqueta.
28.
Sandro explica como ele estuda vassouras na bateria, falando de timbre e dinâmica e demonstrando no instrumento.
29.
Sandro demonstra os timbres e dinâmicas diferentes da série de baquetas Vater.
30.
Sandro explica como ele faz para tocar pra música, falando da importância da dinâmica, so mais leve ao mais forte.
31.
Sandro solta o vamp do seu tema Baião dos 40 para demonstrar vários conceitos discutidos em um solo de bateria.
32.
Sandro usa o vamp do seu tema Baião dos 40 desta vez para demonstrar como se toca ritmos e andamentos diferentes ao mesmo tempo.
33.
Sandro continua desenvolvendo o assunto do ritmo no improviso, e conversa com a platéia sobre conceitos de improvisação.
34.
Sandro explica o recurso de ‘movimento circular’ que libera o improvisador do pulso rítmico da música.
35.
Sandro explica como ele usa o instrumento para estabelecer uma comunicação com o público e como o seu método se foca na vibração e na emoção de uma maneira que pode complementar o ensino tradicional.
36.
Sandro toca o seu tema São Pedro e demonstra como ele encara compassos irregulares.
37.
Sandro responde algumas perguntas da platéia e toca seu tema Que Mancada, que combina compassos de 13/8 e 7/8.
38.
Sandro reflete no processo deste masterclass, resumindo os pontos mais importantes desta masterclass.
Capitaneada por Sandro Haick a Plataforma Online O Segredo da Música conta com mais de 1000 alunos no Brasil e no mundo. Inspirado nesse conceito de estudo musical online, nasce a série Masterclass OSM, que conta sempre com um grande nome da Música para dividir experiências, dicas, macetes e muita inspiração.
Em mais de 4 horas de material, Marcinho Eiras, um dos maiores artistas brasileiros, explica ‘two hands’ para iniciantes, e aborda assuntos como sincronia, equipamento, profissionalismo e muito mais.
Ao longo de mais de 30 capítulos, Sizão Machado, grande referência do contrabaixo, compartilha suas experiências e filosofia trabalhando ao lado de grandes músicos, e passa vários grooves e levadas.
Nesta aula exclusiva, repleta de exercícios e performances inéditas, Michael Pipoquinha, um dos maiores baixistas da atualidade, fala da sua trajetória musical, influências, filosofia, e muito mais.
Neste workshop prático com 49 capítulos e mais de 4 horas, Guilherme Canaes, um dos maiores engenheiros de som do Brasil, fala da história do áudio e demonstra várias técnicas de gravação e mixagem.
Estude com Cuca Teixeira, um dos maiores bateristas do Brasil, em 18 capítulos focados em temas importantes, como técnica, expressão, improviso, sonoridade, ritmos, referências musicais e muito mais.
Ingresse no profundo mundo musical de Raul de Souza, um dos maiores trombonistas da história da música brasileira e mundial, nessa aula com mais de 4 horas de material e repleta de exemplos raros.